Dupla de sucesso na Taça de Ralis Além Mar do
Grupo Central em 2011 e a pedir outros andamentos para 2012. Marco Veredas e
Miguel Azevedo: vencedores absolutos e da Fórmula 3 na segunda edição do certame
ao volante de um Saxo Cup. Aguarda-se a estreia do EVO7...
Texto: Luís Almeida/DI
Fotos: Ricardo Laureano e Francisco Veloso
Marco Veredas, 33 anos, é um dos pilotos
espetáculo dos ralis açorianos. Miguel Azevedo, 36 primaveras, é um dos “expert
na matéria”. Juntos formam a dupla de sucesso na Taça de Ralis Além Mar do
Grupo Central em 2011, vencendo em absolutos e na Fórmula 3. A consagração
plena surgiu no passado mês de dezembro, no Rali Sprint do Natal, última prova
pontuável para o certame promovido pela Olavo Esteves Competições: a dupla foi
quarta classificada à geral e segunda na F3, desfecho que permitiu festejar o
almejado título, não obstante a vitória de Ricardo Carmo e Jorge Dinis no rali.
A concorrência, à partida, era forte. Estavam
presentes três viaturas 4x4, de andamento claramente superior ao Citroën Saxo
Cup, Grupo A, pintado com as cores da RC Automóveis. Por outro lado, a dupla
havia sido formada poucos meses antes do arranque da Taça de Ralis, após convite
de Veredas a Miguel Azevedo, que iniciou, assim, a sua primeira “aventura a
tempo inteiro” enquanto copiloto. Objetivo: lutar pela vitória na Fórmula 3. O
certo é que, logo a abrir, os resultados foram animadores: quartos à geral no
1.º Rali Cidade Praia da Vitória, prova em pisos de terra disputada em
fevereiro.A Taça fez uma pausa até junho. Pelo meio, oportunidade para aprimorar o entrosamento no 30.º Rali Sical (nonos em absolutos e quartos da F3). Ainda houve tempo para divulgar os patrocinadores na apresentação pública da equipa realizada no bar “A Estiva”, para marcar presença no “Dia do Automóvel”, na Praia da Vitória, ou para “ir à escola” com os jovens do Colégio de Santa Clara. Tudo devidamente registado para a posteridade pelo navegador-jornalista Miguel Azevedo em www.teammvsport.blogspot.com. Finalmente junho: terceira posição no Rali Sprint das Sanjoaninas, prova dominada por Artur Silva.
Marco Veredas e Miguel Azevedo levam o Saxo branco à liderança da Taça de Ralis na deslocação à Graciosa, depois do segundo lugar da geral, novamente atrás de Artur Silva. O até então líder, Cláudio Bettencourt, foi penalizado por não cumprir parte de uma ligação ao parque de assistência. Por esta altura, a regularidade que a dupla terceirense apresentou começava a dar frutos.
O verão trouxe os dois únicos contratempos da época, que começam com a desistência no Rali Sprint Restaurante Garça, prova extra que animou a Avenida Beira Mar e zona da Marina na Praia da Vitória. Os problemas de embraiagem acabaram por não ser resolvidos em tempo útil e Veredas viu-se impedido de alinhar no Ilha Lilás, rali onde o piloto apostava numa grande exibição. A defesa da liderança na Taça de Ralis chega em outubro, com a realização do Rali Sprint de Outono, a segunda prova do ano em pisos de terra. A solução para os problemas mecânicos passou por uma caixa de velocidades emprestada pelos irmãos Maciel e a prestação em estrada foi positiva: quinto lugar na geral e terceiro na F3, depois de um peão logo no primeiro troço ter feito a dupla perder cerca de 20 segundos.
Para o Rali Sprint de Natal, uma certeza: havia a possibilidade de lutar por bem mais do que uma vitória na Fórmula 3. Daí que completar o rali sem cometer erros fosse fundamental. O resultado final - quarto da geral e segundo na F3 - foi um prémio justo para a regularidade demonstrada ao longo das cinco provas que compuseram a competição. A vitória na Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central supera claramente as expectativas iniciais, mas premeia o bom ritmo com que a dupla sempre abordou cada troço, mas também a forma exemplar como Marco Veredas preparou o Saxo Cup, condição também ela indispensável para levar a melhor sobre Tiago Valadão. Veredas e Azevedo destacam as mais-valias da Taça de Ralis, que conheceu em 2011 a segunda edição, reforçando a importância desta competição para os pilotos que não conseguem reunir os apoios suficientes para completar o Campeonato dos Açores.
Em 2006, em declarações à Revista do DI, Marco Veredas desvendava o sonho de conduzir um S1600, mesmo afirmando-se um adepto confesso dos 4x4. Certo é que Veredas adquiriu há cerca de um ano o Mitsubishi Evo7 com que Narciso Martins venceu o Campeonato do Pico em 2008. A dupla Veredas/Azevedo diz que o segredo do sucesso esteve no “excelente ambiente dentro do carro” e, para 2012, promete “tentar fazer, pelo menos, as provas da Taça e os dois ralis terceirenses do campeonato açoriano”, estando ainda por saber quando será a estreia do Lancer EVO7. Resta esperar pelos indispensáveis apoios. Sem eles, nada feito...
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